A receita mais antiga de Strudel data de 1696 e encontra-se num manuscrito anônimo de título: “Ein Vortrefflich und Gerechtes Koch Puech, darinen bey 1350 Rahre und Kostbahre Speisen begreiffen Nemblichen vor aller Hand Pastetten und Dortten gebachenen Sulzen …”. Este livro está disponível na Biblioteca Municipal de Viena e a imagem abaixo é a reprodução desta receita.
O Strudel é um rolo de massa recheada doce ou salgada. O nome Strudel é uma alusão ao formato geométrico de vórtice. Antigamente, o Strudel era feito em bandejas de bolo enrolado, e provavelmente o Strudel de massa esticada Filo tem sua origem na culinária árabe. Com o passar do anos somente o Strudel Austríaco, Húngaro e Tcheco continuam sendo feitos com massa filo esticada, outros países substituíram, ou copiaram a receita com a massa folhada que é mais simples de fazer. Reza a lenda que o cozinheiro perfeccionista do Imperador Austríaco, estabeleceu o padrão de poder ler ‘uma carta de amor’ através da massa esticada. Existem várias histórias e mitos sobre a massa do Strudel que se incorporaram na cultura Vienense.
Basicamente existem três tipos de Strudel:
1) O tradicional (e autêntico na nossa opinião!) Strudel de Maçã de massa fina Filo é assado e comido normalmente morno. No manuscrito anônimo de receitas de 1696 este Strudel já é descrito e se tornou hoje o tão famoso Strudel de Maçã Vienense, porém já naquela época eram descritos outros, como por exemplo, os Strudel com recheio de frutas como morango, ou cerejas, ruibarbo, uvas, ameixas e assim por diante. Abaixo temos a imagem do tradicional Strudel de Maçã que é feito aqui no StrudelShop.
2) Strudel de massa folhada, com abundância maçã, ser servido geralmente frio.
3) Strudel Tirolês com Massa Podre (de Tortas) recheado com amêndoas, nozes ou geléias de frutas. Este é bem pouco conhecido e temos uma imagem dele abaixo.
Trackbacks/Pingbacks